Ginástica com Todos é um evento anual, criado pela AAPACDM em 2013, como um festival gímnico pioneiro em Portugal, onde ginastas com e sem deficiência convivem e demonstram as suas capacidades e destrezas rítmicas e gímnicas.

 

Ao perceber o enorme potencial da ginástica ao nível da inclusão social e do desenvolvimento psicomotor de crianças e jovens com deficiência, a AAPACDM estabeleceu algumas parcerias estratégicas, as quais permitiram um crescimento deste evento, para um momento envolvendo 4 especialidades gímnicas e nas últimas edições, cerca de 800 ginastas de todo o país.

 

A Ginástica permite a criação de laços de interajuda e de cooperação para um objetivo comum de pessoas com e sem deficiência. Além disso, é um desporto de exposição, muito próximo do espetáculo, o que potencializa a autoestima, autodeterminação, superação, gratificação, valorização pessoal, entre outras…

 

Das várias especialidades gímnicas do Ginástica com Todos, destaca-se a ginástica acrobática, pois não era praticada por pessoas com deficiência em Portugal e mesmo ao nível mundial são praticamente inexistente registos desta atividade adaptada para ginastas com limitações.

 

Assim, a AAPACDM, em parceria com a Associação de Ginástica do Algarve (AGA), criou um código e um regulamento adaptado e preparado para pessoas com diferentes deficiências ou limitações, na acrobática.

 

Esta realidade foi de tal forma inovadora e diferenciadora, que rapidamente a AAPACDM e a AGA sentiram-se no dever de desenvolver um projeto complementar, com o mesmo nome do evento, mas com o objetivo de promover e implementar a ginástica acrobática na população com deficiência ou limitações. Para isso, incentivam e apoiam a dinamização, desta realidade, nos vários Clubes de ginástica, sendo que neste momento além da AAPACDM, 3 Clubes e uma IPSS abraçaram esta realidade e muitos outros manifestam essa intenção.

 

Através deste projeto, em 2018 estão a praticar acrobática cerca de 40 ginastas com limitações, sendo que a grande maioria tem deficiência intelectual, mas existem também pessoas com deficiência motora, em cadeira de rodas e ainda deficiência visual.

SEDE E UNIDADE DE

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Rua do Compromisso nº50

8000-252 Faro

CENTRO DE ATIVIDADES

OCUPACIONAIS

Sítio Pé do Cerro

Sta Bárbara de Nexe

TELEFONE

289 880 700

Sobre nós

fb.png
insta.png

Faça a Diferença!