CONHEÇAS AS NOSSAS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Em 1968, mês de Abril, foi constituída uma comissão organizadora para a criação da Associação, comissão que era dirigida por uma médica, Dra. Antonieta Contreiras, que utilizou o seu “status” e rodeou-se de pessoas influentes da cidade de Faro, como empresários, professores e construtores civis para conseguir fundar, em 18 de Novembro, a Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM).

A Associação surgiu, sobretudo pela necessidade sentida, pela fundadora, de ocupar jovens com défices cognitivos, que em suas casas não podiam receber os estímulos adequados para o seu desenvolvimento psicológico e social.

Isto ficou a dever-se ao facto de esta médica fundadora ter na sua família, um familiar portador de deficiência mental e que se encontrava em casa e sem qualquer tipo de intervenção ou aprendizagem escolar mínima.Em Janeiro de 1969, começou a funcionar com 17 crianças com necessidades educativas especiais, no Salão do Mercado Municipal de Faro. Em Outubro de 1969, o Ministério da Educação criou a classe de Ensino Especial, passando assim, a Associação a funcionar como Escola de Ensino Especial.

No ano de 1971, passaram a frequentar esta escola 30 crianças e em 1972 aumentou para 40 alunos.

SEDE E UNIDADE DE

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Rua do Compromisso nº50

8000-252 Faro

CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS

Sítio Pé do Cerro

Sta Bárbara de Nexe

fb.png
insta.png

TELEFONE

289 880 700

SEDE E UNIDADE DE

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Rua do Compromisso nº50

8000-252 Faro

CENTRO DE ATIVIDADES

OCUPACIONAIS

Sítio Pé do Cerro

Sta Bárbara de Nexe

TELEFONE

289 880 700

Sobre nós

fb.png
insta.png

Faça a Diferença!